Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]



1 - http://www.publico.pt/politica/noticia/passos-responde-ao-fmi-e-a-criticos-internos-1625745

Passos responde ao FMI e a críticos internos

Na abertura do Congresso do PSD, o líder do partido e do Governo sustentou que "o país está melhor", acusando a oposição de não o admitir por isso poder ser a sua desgraça eleitoral.

Passos Coelho respondeu às críticas feitas à sua governação quer por instituições externas, como o FMI, quer por militantes do PSD, nesta sexta-feira na abertura do XXXV Congresso do PSD, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.....

O líder do PSD referiu-se a "algumas vozes" que questionam a sustentabilidade das exportações e do défice....Passos Coelho aproveitou a abertura dos trabalhos para confrontar e desmontar a argumentação dos críticos internos quando se juntam à oposição para acusar o seu Governo de "neoliberal" e de incompetência por poder não atingir a meta do défice. "....Fazendo um balanço de dois anos de governação, Passos Coelho sustentou que o país "está melhor", mas garantiu que nunca deitou foguetes. E questionou por que razão não existe vontade do PS em admitir o caminho feito, acusando os socialistas de fazerem estas críticas com fins eleitoralistas.... "É mais importante a recuperação económica....O objectivo da recuperação económica é, para Passos Coelho, "os portugueses ascenderem a uma prosperidade, que não seja uma prosperidade artificial cheia de mentiras"....

 

 2 - http://www.publico.pt/politica/noticia/antonio-costa-acusa-passos-de-criar-a-ilusao-de-que-o-pais-esta-melhor-1699633

 

 António Costa acusa Passos de criar a ilusão de que o país está melhor

Compromissos para abolir ou reduzir portagens nas SCUT só depois das eleições. O líder do PS quer avaliar primeiro o negócio feito com as concessionárias...O primeiro-ministro faz afirmações com “total indiferença e desfaçatez sobre a vida das pessoas que sofrem, e sobre as quais fala”. A acusação vem do secretário-geral do PS, criticando os números e a versão positiva, apresentada por Pedro Passos Coelho, na Assembleia da República, sobre a emigração e os cortes nos salários, pensões e acesso ao rendimento social de inserção.

António Costa acha que o primeiro-ministro, na passada sexta-feira, “deu mais um passo” no sentido de faltar à verdade e distanciar-se da realidade do país. “O rendimento social de inserção [RSI] foi cortado em 44% às crianças”, sublinhou. Uma pessoa recebia no máximo 189,5 euros de RSI. Qualquer outro adulto da família recebia até 70% disso e cada criança até 50%. Em 2012, o Governo reduziu o valor máximo para 178,15 euros. Qualquer outro adulto da família passou a receber até 50% disso e cada criança até 30%.

Já no que diz respeito ao RSI no seu todo, questionou: "Sabe quantas pessoas perderam o rendimento? 170 mil”. A dimensão e alcance deste número, frisou, “significa simplesmente que aquilo que o senhor primeiro-ministro diz não é verdade”. António Costa recordou que o chefe do Governo afirmara  que "as pessoas com rendimentos mais baixos não foram objecto de cortes". Por outro lado, recordou a forma como "a classe média foi asfixiada por este Governo no corte de salários e pensões, no aumento dos impostos, das taxas moderadoras, das portagens".

António Costa sublinhou que o primeiro-ministro disse que "as pessoas com rendimentos mais baixos não foram objecto de cortes" e recordou a forma como "a classe média foi asfixiada por este Governo no corte de salários e pensões, no aumento dos impostos, das taxas moderadoras, das portagens".


O líder socialista encerrou este sábado a Convenção Regional do PS, realizada em Portimão, e vai permanecer no Algarve durante os próximos três dias. O encontro, destinado a mobilizar os militantes para a campanha eleitoral, tinha, também, inscrito na agenda, a apresentação dos “compromissos” da proposta governamental, a realizar na região.  Porém, a questão mais polémica – abolição ou redução das portagens na Via do Infante – ficou em aberto. António Costa disse que só tomaria uma posição depois “de fazer a avaliação dos custos jurídicos e de uma negociação” com as concessionárias,  em relação a esta e às outras SCUT do país. “Não quero ter aqui alguém a dizer, daqui a quatro anos, o António Costa  não cumpriu”, justificou.  E lembrou que PSD prometeu há quatro anos,  em campanha, dez medidas para o Algarve, e “nem uma foi cumprida”.

Em relação ao número da emigração, apresentado por Pedro Passos Coelho, como sendo inferior à Irlanda e à Espanha, negou tal afirmação: “A emigração na Irlanda aumentou 7%, na Espanha 32% e em Portugal 126%”, disse. “Mas que contas são essas senhor-primeiro-ministro?”, perguntou, voltando a colocar o enfoque nas questões europeias. “Os nossos adversários querem-nos convencer de que não há alternativa no quadro desta Europa”. O futuro, apontou, não está “nem na saída do euro, nem prossecução da austeridade”. A solução, disse, “está na coesão e na convergência das economias europeias”.

 

Comentários:

JOÃO ALEXANDRE-ABRANTES

Aposentado , Abrantes

Mas será que o sr. António Costa terá a noção do " ridículo "?... me desculpem...ou AC andará de tal modo baralhado! que hoje contraria o que disse ontem(?) sem se aperceber disso... ou...então haverá má interpretação das suas palavras... é que reparamos no título desta local ««« António Costa acusa Passos de criar a ilusão de que o país está melhor »»», recordamos o que disse AC há uns meses numa tal sua reunião com chineses e não é que foi exactamente isto que afirmou...assim de duas uma, ou AC está a fazer de nós uns " parvalhões " ou então somos nós que não distinguimos " chinesises " de " portuguesises "... mas e afinal... o país está hoje melhor ou pior?...para mim é evidente que está melhor, embora tudo dependendo com o quando( não com o há dezenas de anos mas sim com o há poucos anos)!!

MAIS....VAI POR AÍ UMA ACESA DISCUSSÃO Á VOLTA DA QUESTÃO " O PAÍS ESTÁ OU NÃO MELHOR? "... CINGINDO-ME-NOS AOS QUIÇÁ PRINCIPAIS PROTAGONISTAS POLÍTICOS DA ACTUALIDADE " PPC VERSUS AC ", DIRIA, COMO CONSTA ACIMA, QUE, O PM SR. PEDRO PASSOS COELHO VEM ACENTUANDO DESDE HÁ UM ANO, QUE SIM " ESTÁ MELHOR ", POR SUA VEZ O LÍDER DA OPOSIÇÃO/CANDIDATO A PM SR. ANTÓNIO COSTA VEM AFIRMANDO A PROPÓSITO DE TAL QUE NÃO " ISSO É UMA ILUSÃO PASSISTA! "... DE FACTO O PAÍS HOJE ESTÁ MELHOR DO QUE HÁ 4 ANOS ATRÁS(ESTÁ PIOR DO QUE HÁ MAIS DE 1 DÉCADA ATRÁS)... MAS...LOGO UMA OUTRA CONIVENTE QUESTIÚNCULA SE LEVANTA, E " AS PESSOAS ESTÃO MELHOR OU PIOR? ", AQUI, É EVIDENTE, QUE OS SINAIS DE MELHORIA GERAL DO PAÍS TÊM CUSTADO A CHEGAR AO MESMO RITMO ÁS PESSOAS, CONTUDO SÃO JÁ PERFEITAMENTE VISÍVEIS... QUANTO " AO PAÍS ", ALGUÉM DE BOM SENSO, PODERÁ NEGAR O QUE SE TEM VINDO A VER AO NÍVEL, POR EXEMPLO DE, TAXAS DE JURO, TAXAS DE DESEMPREGO/CRIAÇÃO DE EMPREGO, CRESCIMENTO, INVESTIMENTO, COMBATE AO DÉFICE E AO EQUILIBRIO DAS CONTAS EXTERNAS, VOLUME EXPORTAÇÕES,CONSTRUÇÃO CIVIL, ETC.(SENDO CONTUDO VERDADE QUE, PARA UM PAÍS QUE BATEU NO FUNDO, TAIS MELHORIAS SÃO O QUE SÃO, MAS DE REALÇAR, FACE ÁQUILO POR QUE O PAÍS TEVE DE PASSAR NA SEQUÊNCIA DAQUELA "FUNESTA!" PRIMAVERA DE 2011)... E QUANTO " ÁS PESSOAS ", SEJA EM REFLEXO, SEJA POR ALGUM GANHO DE CONFIANÇA, O QUE É CERTO É QUE PARA UM MERO OBSERVADOR É INEGÁVEL O QUE ESTÁ Á VISTA, POR EXEMPLO, DO VOLUME DE NOVOS VEÍCULOS AUTOMÓVEIS DE HÁ 1 ANO PARA CÁ(ESTAMOS DESDE HÁ MESES A BATER RECORD´s EUROPEUS/DIZEM AS ESTATÍSTICAS), DO NÚMERO DE CARROS A CIRCULAR NAS AUTOESTRADAS(DIZ A BRISA/EM SUBIDA), MAIOR CONSUMO DE COMBUSTÍVEIS(DIZEM AS DISTRIBUIDORAS/EM SUBIDA), AUMENTO NA AQUISIÇÃO DE IMÓVEIS(DIZEM AS IMOBILIÁRIAS/EM SUBIDA), AUMENTO DO CONSUMO(DIZEM AS ESTATÍSTICAS/EM SUBIDA), ETC.(SENDO CONTUDO VERDADE QUE QUIÇÁ HAJA UM EXTRACTO POPULACIONAL A QUE URGE DAR UMA MELHOR ATENÇÃO)...DONDE A CONCLUSÃO SÓ PODER SER... É PASSOS COELHO A TER RAZÃO E ANTÓNIO COSTA A CHUTAR PARA O LADO(os condionalismos impõem-lho!)E QUIÇÁ O PS ESTEJA MESMO A PRECISAR QUE LHE ACONTEÇA NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES O QUE SUCEDEU, PARA JÁ(p.ex.), AOS SEUS CORRELEGIONÁRIOS, ESPANHÓIS, GREGOS, BRITÂNICOS, DINAMARQUESES, ATÉ MESMO FRANCESES,ALEMÃES,ETC. (pois poderia contribuir para o acordar dos ainda muitos socialistas convictos)......

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 00:06


Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Junho 2015

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930



Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2017
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2016
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2015
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2014
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2013
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D