Ameaça de greve na TAP já obrigou cinco mil passageiros a mudar viagens
Sindicatos e Governo continuam sem acordo para travar paralisação de quatro dias, entre o Natal e o Ano Novo.
http://www.publico.pt/economia/noticia/sindicatos-e-governo-ainda-sem-solucao-para-travar-greve-na-tap-1679520
Sindicatos e Governo ainda sem solução para travar greve na TAP
Plataforma sindical esteve reunida nesta segunda-feira durante largas horas. Encontro terminou com envio de proposta ao executivo.
Os sindicatos e o Governo continuam sem uma solução para travar a greve de quatro dias na TAP, entre o Natal e o Ano Novo. Após uma reunião de largas horas nesta segunda-feira, a plataforma sindical que representa os trabalhadores remeteu uma proposta ao Governo com o objectivo de suspender a privatização, e os protestos.
Num comunicado enviado às redacções, os sindicatos referem que, “na sequência da proposta do Governo para a criação de um grupo de trabalho, a plataforma de sindicatos apresentou ao Governo um memorando visando a suspensão do processo de reprivatização e da greve convocada para os dias 27 a 30 de Dezembro do corrente ano”.
A posição dos sindicatos surge depois de terem sido recebidos, na passada sexta-feira, pelo ministro da Economia e pelo secretário de Estados dos Transportes. Nessa reunião, o Governo propôs que fosse criado um grupo de trabalho para envolver os trabalhadores no processo de privatização, que foi relançado em meados de Novembro.
À saída do encontro, Pires de Lima afirmou que esperava "uma resposta por parte da plataforma sindical da TAP quanto à proposta" na segunda-feira. Estas declarações levaram a crer que a proposta do executivo seria suficiente para os sindicatos decidirem se mantinham ou cancelavam a greve. No entanto, o comunicado enviado pela plataforma mostra que ainda haverá mais negociações.
Não se sabe ainda, porém, quais as reivindicações inscritas no memorando enviado ao Governo. Uma das exigências dos sindicatos passava pela manutenção, durante alguns anos, dos acordos de empresa, apesar de a companhia estar prestes a mudar de dono.
Mas o que o comunicado deixa transparecer ainda é que os sindicatos continuam focados na suspensão da privatização do grupo, que prevê, numa primeira fase, a alienação de 66% do capital. No entanto, a intenção é que o Estado saia totalmente da empresa a médio prazo, com a alienação dos restantes 34% no período de dois anos após a assinatura do contrato de venda.
A greve foi marcada para 27, 28, 29 e 30 de Dezembro, um período de pico na operação na TAP, já que tinha cerca de 120 mil reservas efectuadas para estas datas. A companhia estima que cada dia de greve nesta altura significa um prejuízo de oito milhões de euros.
Comentários:
Muito embora...dia após dia...o tempo se vá esgotando...relativamente ao início do período da greve...uma coisa é certa...prejuízos para a TAP e para passageiros que já haviam assegurado viajar na companhia em tal altura, são parcialmente irrecuperáveis, pelo que, face á reunião da passada 6ª feira entre o governo e a plataforma sindical, proposta feita e a resposta de hoje(de que parece não se conhecer conteúdo, muito embora, seja perceptível quiçá uma prévia reinvindicação " suspensão da privatização "), urge que no imediato senão nas próximas horas, seja conhecido por um lado o teor do memorando sindical ao governo e por outro lado o que tem a dizer sobre o mesmo o executivo, para, podermos então formular um juízo, de qual a saída "democrática/note-se"para esta problemática!!!
ADENDA - NA MANHÃ DESTA 4ª FEIRA,SOUBEMOS...O GOVERNO ATRAVÉS DO SET/ME SR.SÉRGIO FIGUEIREDO, TORNOU PÚBLICO, QUE A PLATAFORMA SINDICAL DA TAP PUNHA COMO CONDIÇÃO PARA A SUSPENSÃO DA GREVE/NEGOCIAÇÕES COM GOVERNO A IMEDIATA SUSPENSÃO DA PRIVATIZAÇÃO, QUE O GOVERNO NÃO CEDIA E PEDIA AOS SINDICATOS UMA RECONSIDERAÇÃO... POR SUA VEZ O PM/PPC MAIS TARDE DISSE QUE O GOVERNO IRIA AMANHÃ/5ªFEIRA NO CONSELHO DE MINISTROS DEBRUÇAR-SE SOBRE A SITUAÇÃO E POSSÍVEL RECURSO Á " REQUISIÇÃO CIVIL "....HOJE AINDA, VIMOS, QUE A PARTE SINDICAL MANTEM POSIÇÃO, QUE ENTRETANTO MAIS UNS LARGOS MILHARES DOS PASSAGEIROS ANULARAM OU ADIARAM/RESTANDO AINDA PARA CIMA DE CEM MIL, QUE AS DUAS CENTRAIS SINDICAIS VOLTAM-SE PARA CHANTAGEM SOBRE O GOVERNO, QUE LÍDERES POLÍTICO/PARTIDÁRIOS E CERTOS "SENADORES!" LANÇAM ATAQUES SOESES A PPC, QUE, POR ÚLTIMO, DAMOS DE CARAS COM MAIS UMA POSIÇÃO " ALTAMENTE DEMAGÓGICA! " DO ACTUAL LÍDER/CANDIDATO A PM SOCIALISTA " DA TAL TRALHA! ", DISSE O SR. ANTÓNIO COSTA Á SAÍDA DO PALÁCIO DE BELÉM QUE ESTAVA DISPONÍVEL PARA FALAR ( " AGORA? " ) COM O PM SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DA TAP(ALIÁS UMA FARSA PARA MAIS TARDE EXPLORAR).... POIS BEM, O QUE ESPERO ENTÃO DO GOVERNO E DE PPC?, SE POSSÍVEL, JÁ AMANHÃ, QUE TENHAM A CORAGEM POLÍTICA(POIS FOI PARA ISSO QUE FORAM ELEITOS) DE SE DECIDIREM AFINAL POR UMA «« REQUISIÇÃO CIVIL »».
2ª ADENDA - HOJE, 5ª FEIRA, DIA 18/12, NO FINAL DO CONSELHO DE MINISTROS, O ME SR. PIRES DE LIMA, ANUNCIOU AO PAÍS, QUE, O GOVERNO TOMOU A DECISÃO DE PROCEDER Á " REQUISIÇÃO CIVIL " NA TAP....É CLARO QUE OUTRA COISA NÃO SERIA DE ESPERAR, POIS O CONTRÁRIO SERIA INTERPRETADO COMO CEDÊNCIA DE UM GOVERNO LEGITIMAMENTE ELEITO Á " CHANTAGEM! " SINDICAL/PARTIDÁRIA/REAL POLITIQUICE....
3ª ADENDA - HOJE, SÁBADO, DIA 27/12, ESTAVA PREVISTO, SER O PRIMEIRO DIA DA GREVE NA TAP, MAS, APÓS, A FIRMEZA DO GOVERNO, ALGUM BOM SENSO AFINAL POR PARTE DOS SINDICATOS DO SECTOR (DOS DOZE? NOS ÚLTIMOS DIAS NOVE ENTENDERAM ABANDONAR A SUA POSIÇÃO DE GREVE/OPTANDO PELO DIÁLOGO/E OS OUTROS TRÊS EMBORA MANTENDO O PROPÓSITO GREVISTA ENTENDERAM/FACE Á REQUISIÇÃO CIVIL/ ACONSELHAR OS SEUS REPRESENTADOS, SOB RESERVA, A IREM TRABALHAR) O MOVIMENTO AEROPORTUÁRIO DECORREU COM NORMALIDADE... É DE SAUDAR!
JOÃO ALEXANDRE-ABRANTES
Aposentado , Abrantes