Novos acordos com instituições sociais permitem apoiar "mais 4300 pessoas"
Instituto de Segurança Social diz que vai celebrar 121 novos acordos de cooperação e rever "em alta" os 250 já existentes.
O Instituto de Segurança Social (ISS) anunciou nesta sexta-feira que vai reforçar o apoio às pessoas com deficiência, idosos, crianças, jovens e famílias com quase 16 milhões de euros para revisão e contratualização de novos acordos de cooperação.
Num comunicado enviado às redacções, o ISS dá conta de que, até ao final de 2014, vai celebrar 121 novos acordos de cooperação e rever "em alta" os 250 acordos já existentes.
"Estes novos acordos, e revisão de acordos já existentes, representam um investimento, em 2015, de mais de 14 milhões e 116 mil euros e, ainda em 2014, de cerca de um milhão e 800 mil euros, permitindo o apoio a mais 4300 pessoas", lê-se no comunicado.
Em causa estão 170 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) beneficiadas que pertencem aos distritos de Beja, Castelo Branco, Coimbra, Faro, Leiria, Lisboa, Santarém e Setúbal.
A formalização dos acordos vai decorrer na próxima segunda-feira, dia 29 de Dezembro, no Centro João Paulo II, em Fátima.
Este anúncio surge precisamente uma semana depois de o ISS ter comunicado para o mês de Dezembro mais 33 novos acordos de cooperação com IPSS para apoiar 1160 crianças e adultos com deficiência, no valor total de 6,1 milhões de euros.
Comentários:
Aproveitando esta local sobre matéria tão candente, urge, que nós portugueses aproveitemos esta quadra tão propícia á " meditação! ", para, pensarmos um pouco, sobre um dos mais penosos problemas que atingem a nossa sociedade actual... de facto o apoio social aos mais desprotegidos( idosos, excluidos, doentes incapacitados e crianças desfavorecidas) não tem sido, nas últimas décadas, objecto da devida atenção das autoridades estatais, daí que a situação a que se chegou, impõe agora, quiçá, uma " prioridade máxima ", sob pena dum " descontrole perigoso "...e em tal questão, há que estar bem convicto o papel que sempre teve, mas que actualmente atinge um expoente digno de nota, desempenhado pelas IPSS...sou testemunha de dois exemplos recentes aqui em Abrantes á espera de apoio...!!!!!!!!!
MAIS - POIS É... A PROBLEMÁTICA SUPRA...UMA DAS PRINCIPAIS QUE ATINGE A NOSSA SOCIEDADE(INSERIDA NOS CONTEXTOS DO GRANDE ENVELHECIMENTO E BAIXA NATALIDADE)...ALIADA AO ALTO NÍVEL DO DESEMPREGO(COM DESTAQUE PARA OS DE LONGA DURAÇÃO E JOVENS), DEVERIA LEVAR A UMA PONDERAÇÃO PRIORITÁRIA DA PARTE DESIGNADAMENTE DAS CLASSES, POLÍTICA E SINDICAL, COM VISTA A FINALMENTE ENFRENTAR-SE(DADO HÁ MUITO JÁ TARDAR) " O COMO E COM QUE PASSOS " A SUA POSSÍVEL CORRECÇÃO NOS ANOS MAIS PRÓXIMOS, MESMO QUE, PARA TAL HAJA QUE PEDIR A COMPREENSÃO/SACRIFÍCIO, DOS AINDA NÃO ATINGIDOS(NOTE-SE QUE PARA ISSO EXISTEM SOLUÇÕES, DIGNAS É DE VERDADEIROS CORAJOSOS, ASSIM HOUVESSE VONTADE POLÍTICO/SINDICAL)..
JOÃO ALEXANDRE-ABRANTES
Aposentado , Abrantes