Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
http://www.publico.pt/politica/noticia/a-carta-de-socrates-1677591
Há cinco dias “fora do mundo”, tomo agora consciência de que, como é habitual, as imputações e as “circunstâncias" devidamente seleccionadas contra mim pela acusação ocupam os jornais e as televisões. Essas “fugas” de informação são crime. Contra a Justiça, é certo; mas também contra mim.
Não espero que os jornais, a quem elas aproveitam e ocupam, denunciem o crime e o quanto ele põe em causa os ditames da lealdade processual e os princípios do processo justo.
Por isso, será em legítima defesa que irei, conforme for entendendo, desmentir as falsidades lançadas sobre mim e responsabilizar os que as engendraram.
A minha detenção para interrogatório foi um abuso e o espectáculo montado em torno dela uma infâmia; as imputações que me são dirigidas são absurdas, injustas e infundamentadas; a decisão de me colocar em prisão preventiva é injustificada e constitui uma humilhação gratuita.
Aqui está toda uma lição de vida: aqui está o verdadeiro poder – de prender e de libertar. Mas em contrapartida, não raro a prepotência atraiçoa o prepotente.
Defender-me-ei com as armas do estado de Direito – são as únicas em que acredito. Este é um caso da Justiça e é com a Justiça Democrática que será resolvido.
Não tenho dúvidas que este caso tem também contornos políticos e sensibilizam-me as manifestações de solidariedade de tantos camaradas e amigos. Mas quero o que for político à margem deste debate. Este processo é comigo e só comigo. Qualquer envolvimento do Partido Socialista só me prejudicaria, prejudicaria o Partido e prejudicaria a Democracia.
Este processo só agora começou.
Évora, 26 de Novembro de 2014
José Sócrates
Sobre esta declaração do sr. José Sócrates...segundo noticiado...escrita no estabelecimento prisional de Évora(onde se encontra em prisão preventiva) e ditada em telefone fixo daquela prisão, para o exterior para o seu advogado a fim de a fazer chegar á comunicação social...apraz-me dizer o seguinte...«« o seu teor é claramennte uma evidência de quem sofre de algo do foro patológico»»...senão vejamos...no 1º & dá a impressão que confirma os dados dos média´s como sendo os da investigação com que foi confrontado...no 4º & parece querer dizer que a sua detenção na 6ªfeira na Portela foi tipo espectáculo montado(coisa que ninguém pode afiançar que viu)...no 5º& acha que prepotentes são os outros(os magistrados,claro), não ele(como fala nos 3ºe 5º&&)...eh! afinal Sócrates igual a si próprio !!
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
JOÃO ALEXANDRE-ABRANTES
Aposentado , Abrantes